Quem sou eu

Minha foto
Desejam falar comigo? *Escrevam seus comentários, que assim que puder, entrarei em contato. Eu não uso outlook.

Pelo mundo

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Romeu e Julieta (em prosa e versos) - Ato IV: O cantar da Cotovia- parte 2

foto: a despedida dos amores filme de 68
— Droga! Quem és? Que desejais? Vem da parte de quem? — interroga Frei Lourenço.
— Sou eu, Filippa — responde a voz. — É minha jovem senhora que me mandou aqui. Estou vindo da parte de Julieta!
O frade solta um suspiro de alívio e abre a porta.
— Oh, boa dama! Bem-vinda sois, então! — cumprimenta-a.
Ela beija-lhe a mão devotadamente...
— Oh, bom frade! Onde está o senhor de minha ama?
— Ali no chão, abatido por suas lágrimas — fala ele desanimado.
— Senhor! Oh, meu senhor! Coragem! Levanta-te! — a ama tenta animá-lo.
Ama?!! Oh, ama!
Romeu se joga aos pés de Filippa.
Oh, não! Não faça isso, vamos! Por amor de Julieta, seja forte!
— Diga-me: como ela está? Não me julga assassino inveterado? Fala, cara ama! Que diz minha secreta esposa, de nosso amor destroçado?
— Ela não diz nada... —a ama começa a chorar. — Apenas chora, chora sem parar. Ora chama por Teobaldo, ora grita por Romeu...
— Como se esse nome a matasse! A FORCA PARA A MINHA VIDA!!! VOU AO PRÍNCIPE ENTREGAR-ME!
Amo, não!
ESTÁS LOUCO!!!
Frei Lourenço e Baltazar o seguram, impedindo que ele saísse.
DEIXEM-ME!!! Direi ao príncipe para que me enforque, pois de Verona eu não saio! — exclama ele irritado e tentando desvencilhar-se.
Colocando uma força descomunal, que Frei Lourenço até desconhecia possuir, joga-o violentamente no chão, no que Romeu ficou assustado. E não parou por aí: Frei Lourenço pôs-se a sacudi-lo com violência, como se desejasse libertá-lo daqueles arroubos desesperados.
DETÉM ESTA DESTEMPERADA RESOLUÇÃO! ACASO ÉS HOMEM?! TUA POSTURA O AFIRMA, MAS AS LÁGRIMAS SÃO DE MULHER, MOSTRANDO ESTES TEUS ATOS IMPENSADOS O FUROR SELVAGEM DOS PRÓPRIOS ANIMAIS!!! Ó, deformada mulher, sobre a aparência de um mancebo... PASMO ESTOU! Pela minha Ordem Sagrada: sempre fiz outro juízo de teu temperamento! NÃO MATASTE TEOBALDO? AGORA QUERES PÔR FIM Á TUA VIDA E ASSIM, MATAR A TUA PRÓPRIA ESPOSA, QUE DE TUA VIDA VIVE, REVERTENDO CONTRA TI PRÓPRIO, ESTE ÓDIO AMALDIÇOADO?! VAMOS HOMEM!!!! LEVANTA-TE! Tua JULIETA está viva, por quem te achas quase no ponto de morrer! Estás com sorte, pois Teobaldo quis matar-te e morte deste-lhe! A lei se mostra tua amiga, a pena-de-morte atenuada para exílio... OUTRA VENTURA! Sobre o dorso um fardo de bênçãos te caiu. Com seus mais ricos atavios te vem fazendo a côrte sempre a felicidade! Vamos! Levanta-te colosso e vai ter com tua esposa!
— Sim, meu senhor. Foi por isso que vim. Julieta manda dizer, que em nada mudara o seu sentimento para convosco. Ela o ama!
As palavras da ama caíram como um bálsamo no coração angustiado de Romeu.
— Ouve-me... — fala o frade. — escala o quarto e leva-lhe conforto. Tem cautela, porém; não te demores até que venham iniciar a guarda e então, partas para Mântua, onde ficarás hospedado na casa do meu irmão, até que achemos o momento oportuno de anunciar-vos as bodas, o perdão e a clemência do príncipe alcançar e retornando tu, com cem mil vezes alegrias, do que tinhas de dores ao partires! Ama, vai na frente que Romeu irá em breve.
— Sim, bom frade, agora mesmo!
— Recomenda-me à senhorita e cuide para que todos se recolham mais cedo, devido aos cruéis eventos.
A ama beija a mão de Frei Lourenço e sai apressada.
Romeu estava mais calmo agora, embora ainda triste, mas com as esperanças renovadas.
— Como isto o coração me fortalece! — desabafa ele.
— Ao saíres de lá, parta imediatamente em companhia de Baltazar e ficai em Mântua, que notícias de Julieta, mediante vosso criado, terás a todos os instantes. Ele vos há de, com freqüência, levar as boas novas do que se for passando em nosso meio.
Romeu beija-lhe às mãos em agradecimento.
— Agora vá! Há pressa! Adeus...
—Adeus, meu confessor e amigo e perdoai-me por tudo.
— Sim! Sim!
— Se não fosse a dita me levar daqui, sentiria dor ao me afastar de ti. Adeus!

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário